07 EXEMPLOS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS FEITAS EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO


01 – COMO TEVE CONHECIMENTO DA VAGA?
Está pergunta pode ajudá-lo a se destacar, então aproveite para além de contar como descobriu a vaga, ainda dizer que ficou animado e que se interessou devido a… (explica seus motivos).
EXEMPLO DE RESPOSTA: Descobri está oportunidades no site x de divulgação de oportunidades profissionais, e ela chamou minha atenção devido ao meu grande interesse em trabalhar na área de … (cite a vaga) visto que venho me aprimorando neste seguimento desde x.

02 – QUAIS SÃO OS SEUS PONTOS FRACOS?
Ao responder esta pergunta o candidato não deve mentir, mas ele também não precisa ser completamente honesto, os seja, a resposta deve ser verdadeira, porém, deve indicar defeitos que não estejam ligados aos atributos exigidos para atender a vaga. A resposta também deve ser finalizada citando que está fazendo algo para reverter à situação.

EXEMPLO DE RESPOSTA: Não sou bom para falar em público, pois tenho muita dificuldade, mas estou começando a me acostumar e acredito que tenho melhorado minha desenvoltura devido as recorrentes apresentações de trabalhos da faculdade.

03 – O QUE SABE SOBRE NOSSA EMPRESA
O recrutador quer saber se o candidato pesquisou sobre a empresa e o que ele achou. Para responder a esta pergunta o candidato precisa ter feito uma boa pesquisa na Internet, onde conseguiu absorver informações importantes e relevantes.

EXEMPLO DE RESPOSTA: De acordo com minhas pesquisas no site da empresa aprendi que se trata de uma empresa que atua no ramo de (pesquisa) a x anos e que possui valores bem definidos, e que tem a missão de (pesquisa), e por isto gostaria de conquistar um espaço para construir minha carreira de acordo com a visão desta empresa.

04 – COMO VOCÊ ENCARA A PRESSÃO?
Para responder a esta pergunta o candidato precisa ser directo, e caso tenha algum caso interessante onde conseguiu resolver a situação com agilidade, deve citá-lo.

EXEMPLO DE RESPOSTA: Eu costumo enfrentar este tipo de situações mantendo a calma e o foco em solucionar o problema. Como quando eu trabalhava na … (cite seu exemplo).

05 – COMO VOCÊ REAGE ÀS CRÍTICAS?
Esse tipo de pergunta tem o intuito de expor um pouco da personalidade e carácter do candidato. O contratante quer saber se o candidato é um profissional receptível a mudanças e a novas instruções, visto que saber ouvir e aprender a buscar melhorar é fundamental para o mercado actual.
A melhor resposta para esta pergunta requer a apresentação de um exemplo, onde é possível citar uma situação onde teve uma reacção positiva sobre determinada tarefa.

EXEMPLO DE RESPOSTA: No meu último trabalho … (história) então meu superior me chamou para conversar, e foi quando percebi milha dificuldade em … (história), depois disso fiquei mais atento e comecei a me esforçar para mudar … (história), que me prejudicava.

06 – VOCÊ PREFERE TRABALHAR EM EQUIPE OU SOZINHO?
Essa pergunta é para descontrair-te, visto que nos dias de hoje a maioria das empresas e empregos exigem, em algum momento, esforços em grupo e individual.
Para responder está pergunta o candidato deve focar no perfil da empresa e da vaga para a qual se candidatou, uma vez que saber quanto do seu tempo será gasto individualmente ou em equipa fará toda a diferença para responder. O importante e dizer o que prefere de maneira positiva.

EXEMPLOS DE RESPOSTAS: Eu prefiro trabalhar sozinho, mas ocasionalmente é bom trabalhar em equipa, pois, uma equipa pode nos ajudar a sermos mais criativos, e acho que é importante aprender com outras experiências.

07 - VOCÊ JÁ TEVE DIFICULDADE PARA TRABALHAR COM ALGUÉM, CONTE-ME SOBRE UM DESAFIO OU CONFLITO QUE VOCÊ ENFRENTOU NO TRABALHO
Está questão visa descobrir se o candidato é bom em resolver conflitos profissionalmente e se ele está disposto a aprender com experiências anteriores de conflitos enfrentados no trabalho. Então para responder, recomendamos que explique superficialmente um conflito que teve em um emprego anterior e foque em destacar como você resolveu o problema com aquele colega e como você resolveria essa situação diferentemente no futuro caso não tenha sido resolvido de maneira profissional.

EXEMPLO DE RESPOSTA: Quando trabalhe na empresa x tive um desentendimento com … (história), que me deixou muito frustrado, mas visando resolver o problema, chamei … (história) e conseguimos resolver a questão de maneira profissional e sensata.

Sem comentários

Imagens de temas por Jason Morrow. Com tecnologia do Blogger.