ENTREVISTA DE PRIMEIRO EMPREGO: PREPARE-SE!


1. ESCOLHA BEM O QUE VESTIR
A decisão não é tão simples. Não vá pensando que é só pegar aquele jeans e aquela camiseta que você adora e tudo está resolvido. Quando falamos de empresas e processos de selecção, alguns cuidados simples podem fazer toda diferença.
2. TOME CUIDADO COM A FALA
A segunda dica é a de tomar muito cuidado com o que vai dizer e também com a forma que vai dizer na entrevista de primeiro emprego. Evite erros de português e gírias. “Fale apenas o necessário, sobre o que for perguntado.
3. VALORIZE A EXPERIÊNCIA ACADÉMICA
Em processos selectivos em geral, o que mais pesa são os resultados obtidos pelos candidatos em experiências anteriores. Claro que, se você está procurando sua primeira oportunidade de trabalho, o entrevistador já sabe que você não tem experiência profissional (muito menos resultados) para apresentar, mas não é por isso que você vai ficar mudo.
4. ESTUDE A EMPRESA ANTES
Antes da entrevista, é obrigatório fazer a lição de casa e estudar a empresa em que você quer trabalhar. Use e abuse da internet para investigar e descobrir tudo sobre ela – a história, o que ela faz, o que produz, qual o tamanho, se é nacional ou não, quem são os concorrentes, como ela está em relação à concorrência etc. “Também procure imaginar como você pode contribuir com o desenvolvimento da empresa e questione por que você quer trabalhar lá.”
5. PENSE NOS SEUS PONTOS FORTES E FRACOS
Outra lição de casa é pensar no que você tem de melhor. “Descubra seus pontos fortes e prepare exemplos que os demonstrem, como situações vividas que comprovam o exercício de tais qualidades”. Bem, é preciso também descobrir seus pontos fracos, os pontos em que você precisa se desenvolver, pois isso também pode ser questionado durante a entrevista para o seu primeiro emprego.
6. SEJA VOCÊ MESMO NA ENTREVISTA
O entrevistador já vai esperar que você esteja nervoso, pois isso é muito comum. “se ele for bom entrevistador, cuidará para que você se sinta mais à vontade”. De qualquer forma, a melhor estratégia para combater o nervosismo da entrevista de primeiro emprego é ser você mesmo.

Sem comentários

Imagens de temas por Jason Morrow. Com tecnologia do Blogger.