06 FORMAS DE SE DAR BEM EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO



 1 – PESQUISE

Deve fazer uma pesquisa sobre a mesma, ver qual a área de actuação, o que é que fazem, se é ou não uma multinacional, ou seja deve ficar a conhecê-la minimamente.



2 – NÃO INVENTE

Este é um ponto muito importante numa entrevista de emprego, não invente. Uma coisa é fazer um pequeno floreado no teu currículo relativamente às suas capacidades pessoais e organizacionais.

No entanto outra questão totalmente diferente é indicar que tem algumas capacidades técnicas sobre assuntos que na verdade nunca ouviu falar mas que eram imprescindíveis para a candidatura a determinada vaga.



3 – APARÊNCIA CUIDADA

Quem já foi a entrevistas de emprego, sabe que actualmente existem vários candidatos a uma única vaga numa empresa.

Se os currículos forem similares, o empregador vai optar por uma pessoa que causou uma boa primeira impressão, ou seja, quem se vestiu cuidadosamente e teve um discurso coerente.

Deve adaptar sempre a roupa ao tipo de empresa que é, no entanto ir a uma entrevista de ténis e t-shirt é claramente uma péssima opção.



4 – PONTUALIDADE

A entrevista de emprego é o primeiro contacto que vai ter com a organização, assim sendo chegar atrasado não vai ser de todo uma boa impressão.

Os entrevistadores gostam de pessoas pontuais (no entanto não deve chegar com uma hora de antecedência – 5 a 10 minutos antes é o ideal).




5 – SORRIR

É normal que durante uma entrevista se sinta nervoso e com vontade de agradar, no entanto tente ser o mais simpático possível (não deve obviamente exagerar na simpatia) e sorrir, pois quanto mais nervoso aparentar estar mais desconfiado o entrevistador vai estar sobre as tuas capacidades para aquele posto de trabalho.



6 – TENHA CUIDADO COM A POSTURA

Quando já se está à vontade num lugar, é normal que a nossa postura mude e se adapte, no entanto numa primeira entrevista de emprego a postura é algo que vai ser avaliado (embora de forma bastante subtil) pelo responsável de recursos humanos.

Tente ser o mais descontraído possível, sem nunca exagerar.

Sem comentários

Imagens de temas por Jason Morrow. Com tecnologia do Blogger.