04 FORMAS DE EXPLICAR SUAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

 


04 FORMAS DE EXPLICAR SUAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

 

1. CONCENTRE-SE EM VOCÊ]
Se sua experiência profissional anterior foi negativa e por isso você está buscando um novo emprego, foque o seu argumento sempre em você e nunca na empresa. Por exemplo, você pode dizer que está buscando por novos desafios ou mesmo visando um crescimento na carreira.
Seja sincero ao falar das experiências que teve no seu antigo trabalho. Pense sobre como deixar o seu antigo emprego o ajudou a ser um profissional melhor.

2. SEJA POSITIVO
Não importa quais foram os motivos que fizeram com que você deixasse o seu antigo emprego, evite ter sentimentos negativos sobre isso. Ter um discurso carregado de amargor, negativismo e até vingativo é péssimo para a sua imagem como candidato e certamente colocará o seu perfil comportamental em cheque.
Uma vez terminado o exercício sobre o aprendizado no emprego anterior, concentre-se em passar essa informação de maneira positiva.



3. CONTEXTUALIZE
Por mais claro que possa ser o seu currículo, LinkeIn ou mesmo conhecimento comum sobre alguma empresa que faça parte do seu passado profissional, é sempre bom contextualizar o seu entrevistador sobre o ambiente que você estava inserido. Descreva sucintamente a cultura, dia a dia e directrizes.
Reflicta sobre cada experiência profissional passada. Tente lembrar o cenário interno e externo de cada passagem: cenário macro e micro económico do pais e como isso influenciava a área de actuação da empresa em que você trabalhava, como era o seu dia a dia, linha de reporte, relacionamento com gestor directo e coisas do tipo.

4. FALE SOBRE AS SUAS REALIZAÇÕES
Mesmo que você odeie do fundo do coração o seu antigo emprego, certamente você teve realizações que trouxeram bons resultados. Independente do seu cargo e posição, você deve manter uma lista actualizada e detalhada com os seus principais projectos e realizações.
Use o seu portefólio como um guia de resultados obtidos ao longo da sua carreira e a cada processo selectivo e entrevista que participar busque 2 ou 3 projectos que façam sentido serem conhecidos pelo entrevistador.
Ao colocar essas dicas em prática, você realmente encontrará muitas coisas positivas para falar sobre o seu emprego anterior, não deixando margem para interpretações negativas ou duvidosas sobre o seu passado profissional.

Sem comentários

Imagens de temas por Jason Morrow. Com tecnologia do Blogger.