EMPREGABILIDADE - Como desfazer uma má impressão no ambiente de trabalho

Como desfazer uma má impressão no ambiente de trabalho


Avalie se é importante

Deixar más impressões faz parte da natureza humana, uma vez que todas as pessoas são diferentes e não é possível agradar sempre. Por isso, pergunte-se: importa mesmo consertar isso? Vale a pena? A pessoa me influenciará de forma negativa? Eu faço questão de me relacionar com a pessoa de forma positiva?

Não deixe o tempo passar

Da mesma forma que as primeiras impressões acontecem rápido, sua reacção também precisa ser imediata: assim que decidir que vale a pena tomar uma atitude, faça isso o mais rápido possível. Desculpe-se imediatamente, pois pedir desculpas quando o erro realmente existe é uma forma eficiente de preservar relacionamentos.

Admita que você errou

Cometer erros é normal. Quando você sabe lidar com seus erros sem excesso de autocrítica, não há necessidade de se aprofundar nas justificativas. Você deve reconhecer que o que fez era o melhor que tinha disponível naquele momento, ainda que não tenha sido a melhor coisa. A partir daí, apenas admita seu erro sem se justificar demasiadamente.

Seja sincero e mostre quem é você

Seja sincero e explique qual era seu objectivo na situação, mostrando um lado diferente e mais favorável da sua personalidade. Tenha paciência e, dia após dia, mostre que foi apenas um comportamento isolado, mas que você não se limita a ele. Conquiste aos poucos a confiança da pessoa, mostrando seus potenciais e pontos positivos.

Sem comentários

Imagens de temas por Jason Morrow. Com tecnologia do Blogger.